A Ortodontia é uma área da Medicina Dentária focada no diagnóstico, prevenção e correção do posicionamento dos dentes e das arcadas dentárias, da oclusão e das alterações do crescimento e desenvolvimento da face, ou seja, disfunções dento-faciais. A ortodontia pode ser realizada em vários momentos do crescimento, desde criança à fase adulta, com diferentes objetivos de tratamento, passando pela ortodontia preventiva, intercetiva e corretiva.
Os aparelhos ortodônticos podem ser removíveis ou fixos, sendo que os removíveis são utilizados em crianças, num momento de crescimento. Já o aparelho fixo são utilizados numa fase mais avançada, geralmente em adolescentes e adultos. Muita das vezes, quando existem defeitos esqueléticos e ósseos, em que apenas o uso do aparelho não é solução, o tratamento ortodôntico é realizado em conjunto com o cirurgião maxilo-facial como preparação para a cirurgia ortognática.
Qual a importância do tratamento ortodôntico?
Dentes apinhados e tortos são difíceis de higienizar e manter. Isto pode contribuir para condições que causam, não apenas cáries dentárias mas também doenças periodontais e perda dentária e, deste modo, quando o problema ortodôntico não é devidamente tratado a situação pode agravar-se. A componente estética é também essencial, pois um sorriso cuidado e harmonioso é um atributo vital para a nossa auto-estima, com benefícios a nível social e profissional.
Indicações do Tratamento Ortodôntico
- – Estética (desalinhamento dentário grave e/ou sobreposição de dentes, excesso de espaço entre dentes (diastemas), alterações faciais.
- – Função mastigatória ( dentes corretamente alinhados melhoram a eficácia mastigatória)
- – Fonação/deglutição (A posição da língua pode ser afetada pela posição dos dentes, alterando a forma como falamos e articulamos as palavras. Nestes casos é fundamental que os pacientes façam uma avaliação com um terapeuta da fala que pode ajudar juntamente com o ortodontista a resolver o problema).
- – Preservação da saúde periodontal ( Situações como apinhamento dentário prejudicam a escovagem dentária, levando a uma maior acumulação de placa bacteriana e, consequentemente, à inflamação gengival que, com o avançar do tempo, induz perda óssea e aparecimento de mobilidade dentária.)
- – Recuperação de espaço (A ortodontia provoca o deslocamentos dos os dentes para a sua posição correta, o que permite a colocação de implantes ou próteses removíveis).
Quando devemos iniciar o tratamento ortodôntico?
Cada problema ortodôntico determina uma melhor época para iniciar, em muitos pacientes um tratamento preventivo alcança resultados que são inatingíveis após o término do crescimento da face e das arcadas dentárias. No adulto, a saúde dos dentes, gengivas e ossos alveolares é o fator mais importante na avaliação ortodôntica para melhorar o sorriso e a saúde dentária. No caso de alterações faciais significativas é possível recorrer a uma combinação de procedimentos cirúrgicos e ortodônticos.