Prótese Fixa e Removível

Próteses Dentárias

 

São dispositivos que permitem substituir dentes e outras estruturas orais (gengiva e osso) com o restabelecimento da função estética, fonética e mastigatória. Estas poderão ser totais ou parciais, fixas ou removíveis.

Se perdeu todos os seus dentes naturais, as próteses totais podem substituir os seus dentes e o seu sorriso, caso ainda mantenha alguns dentes em boca e só seja necessário substituir alguns poderá optar por uma prótese parcial. Dentro destas, poderá optar por uma solução fixa (em dentes ou implantes) ou removível.

Enquanto as próteses totais são geralmente em acrílico, a prótese parcial removível poderá ter uma estrutura metálica ou acrílica, onde ficam assentes os dentes artificiais.
A utilização de prótese dentária permite restabelecer funções orais tais como a mastigação, estética, fonética, assim como, a estabilização e prevenção de outros problemas nos dentes que ainda se mantenham em boca.

 Prótese Fixa

 

Dentro da prótese fixa encontra também, para além das apresentadas, soluções como coroas unitárias, pontes, facetas, entre outras, tendo como objetivo assemelhar-se ao máximo à dentição natural do indivíduo. A prótese fixa é a opção ideal nos casos em que faltam poucos dentes, não só pelo conforto como pela estética.

 

Indicações para Prótese Fixa

  • Substituição de restaurações muito extensas, conferindo uma maior resistência e estética.
  • Aumento da retenção e suporte de uma prótese removível esquelética.
  • Substituição de um dente ausente colocando-a sobre um implante dentário
  • Recobrimento de um dente com alteração da cor ou forma.
  • Proteção de dentes desvitalizados em que a estrutura dentária remanescente está fragilizada.
  • Substituir dentes ausentes.

 

A decisão por uma ou outra prótese depende do número de dentes a substituir, do estado do dentário, gengiva e do osso e, claro, da quantia que o utente está disposto a investir. Não existe uma solução universal para todas as bocas, sendo fundamental discutir com o seu Médico Dentista a melhor opção para o seu caso.

Comparticipação de próteses para idosos beneficiários do complemento solidário

Informe-se na nossa clínica acerca do Complemento Solidário para Idosos.

  • Se tem mais de 66 anos e 4 meses.
  • Se reside em território nacional nos últimos 6 anos, salvo prestações de trabalho no estrangeiro;
  • Se possui rendimentos de montante inferior aos valores periódicos de referência;
  • Se for titular de pensão de velhice e sobrevivência ou equiparada de sistema de proteção social nacional ou estrangeiro.