Clinica Medicina Dentaria Bruno Faro viseu

ou

Ortodontia

A Ortodontia é uma área da Medicina Dentária focada no diagnóstico, prevenção e correção do posicionamento dos dentes e das arcadas dentárias, da oclusão e das alterações do crescimento e desenvolvimento da face, ou seja, disfunções dento-faciais. A ortodontia pode ser realizada em vários momentos do crescimento, desde criança à fase adulta, com diferentes objetivos de tratamento, passando pela ortodontia preventiva, intercetiva e corretiva.

Os aparelhos ortodônticos podem ser removíveis ou fixos, sendo que os removíveis são utilizados em crianças, num momento de crescimento. Já o aparelho fixo são utilizados numa fase mais avançada, geralmente em adolescentes e adultos. Muita das vezes, quando existem defeitos esqueléticos e ósseos,  em que apenas o uso do aparelho não é solução, o tratamento ortodôntico é realizado em conjunto com o cirurgião maxilo-facial como preparação para a cirurgia ortognática.

 

Qual a importância do tratamento ortodôntico?

Dentes apinhados e tortos são difíceis de higienizar e manter. Isto pode contribuir para condições que causam, não apenas cáries dentárias mas também doenças periodontais e perda dentária e, deste modo, quando o problema ortodôntico não é devidamente tratado a situação pode agravar-se. A componente estética é também essencial, pois um sorriso cuidado e harmonioso é um atributo vital para a nossa auto-estima, com benefícios a nível social e profissional.

 

Indicações do Tratamento Ortodôntico

  • – Estética (desalinhamento dentário grave e/ou sobreposição de dentes,  excesso de espaço entre dentes (diastemas),  alterações faciais.
  • – Função mastigatória ( dentes corretamente alinhados melhoram a eficácia mastigatória)
  • – Fonação/deglutição (A posição da língua pode ser afetada pela posição dos dentes, alterando a forma como falamos e articulamos as palavras. Nestes casos é fundamental que os pacientes façam uma avaliação com um terapeuta da fala que pode ajudar juntamente com o ortodontista a resolver o problema).
  • – Preservação da saúde periodontal ( Situações como apinhamento dentário prejudicam a escovagem dentária, levando a uma maior acumulação de placa bacteriana e, consequentemente, à inflamação gengival que, com o avançar do tempo, induz  perda óssea e aparecimento de mobilidade dentária.)
  • – Recuperação de espaço (A ortodontia  provoca o deslocamentos dos os dentes para a sua posição correta, o que permite a  colocação de implantes ou próteses removíveis).

 

Quando devemos iniciar o tratamento ortodôntico?

Cada problema ortodôntico determina uma melhor época para iniciar, em muitos pacientes um tratamento preventivo alcança resultados que são inatingíveis após o término do crescimento da face e das arcadas dentárias. No adulto, a saúde dos dentes, gengivas e ossos alveolares é o fator mais importante na avaliação ortodôntica para melhorar o sorriso e a saúde dentária. No caso de alterações faciais significativas é possível recorrer a uma combinação de procedimentos cirúrgicos e ortodônticos.

Aparelho Ortodôntico Removível

Aparelho Ortodôntico Fixo

Cirurgia Ortognática

Dra. Isabel Espinha

ORTODONTIA

Dra Diana Amaral

Dra. Diana Amaral

ORTODONTIA

Fale connosco para marcar uma consulta.
Se preferir fale connosco pelo Whatsapp.

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência de utilização. Ao continuar a navegar estará a concordar com a nossa Política de privacidade