A higiene oral deriva de um ramo da medicina dentária que tem como principais objectivos o diagnóstico, prevenção e manutenção dos tratamentos efectuados nas outras especialidades da medicina dentária.
De forma sucinta, durante a consulta de higiene oral é realizado o diagnóstico de lesões de cárie dentária, doenças gengivais como a gengivite e a periodontite, entre outros problemas que poderão existir. Os tratamentos realizados passam pela remoção de tártaro e placa bacteriana através da destartarização e polimento da superfície dentária, aplicação tópica de flúor, selantes de fissura e dessensibilizantes, dependendo das características orais de cada doente.
Outro dos grandes objectivos da consulta de higiene oral são a educação e promoção de hábitos de saúde oral, sendo que durante a consulta são realizados ensinos teóricos e práticos, através da demonstração de técnicas de escovagem e complementos da higiene oral, no sentido de promover uma melhoria saúde oral e prevenir possíveis patologias orais.
A regularidade das consultas de higiene oral são determinadas pelo higienista ou médico dentista, dependendo sempre das condições orais apresentadas por cada paciente.
Criada em 1981 a Policlinica do Sátão mudou-se para novas instalações no ano de 2009, altura em que num espaço à parte na Policlinica se instalou a Medicina Dentária.
Fale connosco para marcar uma consulta.
Se preferir fale connosco pelo Whatsapp.