São dispositivos que permitem substituir dentes e outras estruturas orais (gengiva e osso) com o restabelecimento da função estética, fonética e mastigatória. Estas poderão ser totais ou parciais, fixas ou removíveis.
Se perdeu todos os seus dentes naturais, as próteses totais podem substituir os seus dentes e o seu sorriso, caso ainda mantenha alguns dentes em boca e só seja necessário substituir alguns poderá optar por uma prótese parcial. Dentro destas, poderá optar por uma solução fixa (em dentes ou implantes) ou removível.
Enquanto as próteses totais são geralmente em acrílico, a prótese parcial removível poderá ter uma estrutura metálica ou acrílica, onde ficam assentes os dentes artificiais.
A utilização de prótese dentária permite restabelecer funções orais tais como a mastigação, estética, fonética, assim como, a estabilização e prevenção de outros problemas nos dentes que ainda se mantenham em boca.
Dentro da prótese fixa encontra também, para além das apresentadas, soluções como coroas unitárias, pontes, facetas, entre outras, tendo como objetivo assemelhar-se ao máximo à dentição natural do indivíduo. A prótese fixa é a opção ideal nos casos em que faltam poucos dentes, não só pelo conforto como pela estética.
Indicações para Prótese Fixa
A decisão por uma ou outra prótese depende do número de dentes a substituir, do estado do dentário, gengiva e do osso e, claro, da quantia que o utente está disposto a investir. Não existe uma solução universal para todas as bocas, sendo fundamental discutir com o seu Médico Dentista a melhor opção para o seu caso.
Informe-se na nossa clínica acerca do Complemento Solidário para Idosos.
Criada em 1981 a Policlinica do Sátão mudou-se para novas instalações no ano de 2009, altura em que num espaço à parte na Policlinica se instalou a Medicina Dentária.
Fale connosco para marcar uma consulta.
Se preferir fale connosco pelo Whatsapp.