Ortodontia

O que é a Ortodontia?

A Ortodontia é uma área da Medicina Dentária focada no diagnóstico, prevenção e correção do posicionamento dos dentes e das arcadas dentárias, da oclusão e das alterações do crescimento e desenvolvimento da face, ou seja, disfunções dento-faciais. A ortodontia pode ser realizada em vários momentos do crescimento, desde criança à fase adulta, com diferentes objetivos de tratamento, passando pela ortodontia preventiva, intercetiva e corretiva.

Os aparelhos ortodônticos podem ser removíveis ou fixos, sendo que os removíveis são utilizados em crianças, num momento de crescimento. Já o aparelho fixo são utilizados numa fase mais avançada, geralmente em adolescentes e adultos. Muita das vezes, quando existem defeitos esqueléticos e ósseos,  em que apenas o uso do aparelho não é solução, o tratamento ortodôntico é realizado em conjunto com o cirurgião maxilo-facial como preparação para a cirurgia ortognática.

 

Qual a importância do tratamento ortodôntico?

Dentes apinhados e tortos são difíceis de higienizar e manter. Isto pode contribuir para condições que causam, não apenas cáries dentárias mas também doenças periodontais e perda dentária e, deste modo, quando o problema ortodôntico não é devidamente tratado a situação pode agravar-se. A componente estética é também essencial, pois um sorriso cuidado e harmonioso é um atributo vital para a nossa auto-estima, com benefícios a nível social e profissional.

 

Indicações do Tratamento Ortodôntico

  • – Estética (desalinhamento dentário grave e/ou sobreposição de dentes,  excesso de espaço entre dentes (diastemas),  alterações faciais.
  • – Função mastigatória ( dentes corretamente alinhados melhoram a eficácia mastigatória)
  • – Fonação/deglutição (A posição da língua pode ser afetada pela posição dos dentes, alterando a forma como falamos e articulamos as palavras. Nestes casos é fundamental que os pacientes façam uma avaliação com um terapeuta da fala que pode ajudar juntamente com o ortodontista a resolver o problema).
  • – Preservação da saúde periodontal ( Situações como apinhamento dentário prejudicam a escovagem dentária, levando a uma maior acumulação de placa bacteriana e, consequentemente, à inflamação gengival que, com o avançar do tempo, induz  perda óssea e aparecimento de mobilidade dentária.)
  • – Recuperação de espaço (A ortodontia  provoca o deslocamentos dos os dentes para a sua posição correta, o que permite a  colocação de implantes ou próteses removíveis).

 

Quando devemos iniciar o tratamento ortodôntico?

Cada problema ortodôntico determina uma melhor época para iniciar, em muitos pacientes um tratamento preventivo alcança resultados que são inatingíveis após o término do crescimento da face e das arcadas dentárias. No adulto, a saúde dos dentes, gengivas e ossos alveolares é o fator mais importante na avaliação ortodôntica para melhorar o sorriso e a saúde dentária. No caso de alterações faciais significativas é possível recorrer a uma combinação de procedimentos cirúrgicos e ortodônticos.

Aparelho Ortodôntico Removível

 

Aparelho Ortodôntico Fixo

 

 

Cirurgia Ortognática

 

Ortodontia

Dr.Isabel Espinha