A sedação consciente é um procedimento que se pode fazer no consultório e consiste na administração controlada (por enfermeiro) de oxigénio e óxido nitroso através da via inalatória.
Possibilita uma maior sensação de relaxamento, reduzindo dessa maneira a percepção de dor e a ansiedade.
Deste modo torna-se possível efectuar tratamentos que de outra maneira e em alguns pacientes seria difícil ou mesmo tarefa impossível.
Quando utilizado em ambiente controlado e com monitorização de profissionais habilitados é extraordinariamente seguro,não produzindo efeitos secundários.
Técnica avançada de imagiologia, trata-se de um tipo especial de raio-X utilizado quando o Médico Dentista necessita maior precisão e quando as radiografias tradicionais não são suficientes. Serve fundamentalmente para fazer aquisições tridimensionais (3D) dos dentes, tecidos moles, nervos e outras estruturas.
Atualmente, é imperativo a sua requisição na cirurgia de colocação de implantes ou outras tipos de cirurgia permitindo, deste modo, antecipar eventuais problemas intra-intra-cirúrgicos e possibilitar melhor pós-operatório.
Atualmente sabe-se que, na maioria dos procedimentos médicos e dentários, a resolução do olho humano pode não ser suficiente para a plena execução dos tratamentos.
Imbuídos nesse espírito, investiu-se em aumentar a visualização dos nossos procedimentos, quer através do Microscópio Ótico (ZEISS Pico), quer através da utilização de lupas de magnificação.
Através destes instrumentos, é possível uma visão e consequente atuação muito mais diferenciada, permitindo um menor trauma dos tecidos e trabalhar de uma maneira mais conservadora e menos invasiva.
A utilização do laser foi, inicialmente, difundida em outras áreas médicas e na área estética sendo que sua utilização na Medicina Dentária é mais recente, mas sem dúvida uma mais valia para o profissional e especialmente para os utentes.
O laser pode ser aplicado em várias áreas e em vários tipos de intervenção, tais como cirurgia oral, periodontologia, medicina oral e estética.
No que se refere à cirurgia oral, a sua utilização permite um menor sangramento durante a intervenção, auxilia o processo de coagulação, diminui / elimina a necessidade de sutura (pontos), diminui os danos nos tecidos circundantes e acelera o processo de cicatrização no pós-operatório.
Na área da periodontologia, o uso do laser permite realizar tratamentos ao nível estético como alongamento coronário , reformulação e correcção do sorriso gengival, frenectomia e remoção de fibroses.
Através da utilização do Laser é possível a realização de tratamentos com menor quantidade de anestesia, diminuindo desse modo a duração desagradável da dormência, conseguindo de igual maneira a adequada analgesia para levar a cabo os procedimentos.O seu efeito bactericida (eliminação de bactérias) aumenta também a sua eficiência e o número de tratamentos em que poderá estar indicado.
Estes aparelhos servem para fazer osteotomias (cortar osso) sem lesar os tecidos moles ( lábio, bochechas, nervos, vasos sanguíneos) aumentando deste modo a segurança do procedimento, diminuindo os riscos durante e após as cirurgias.
A utilização do Scanner intra-oral tem o beneficio direto de tornar a comunicação com o laboratório e colegas muito mais rápida, assertiva.
Para além disso permite-nos comunicar de modo mais eficiente com o paciente os seus problemas e a melhor maneira de os solucionar. Apresentando, desde logo, e na consulta um projeto do que será conseguido com o tratamento
O Scanner veio abrir um novo leque de tratamentos como os alinhadores ortodônticos e permitir tornar a clinica “livre” dos tradicionais modelos de gesso e moldes convencionais, aumentando deste modo os tratamentos oferecidos e o conforto do paciente e do clinico.
Desde há alguns anos que planeamos os nossos casos cirúrgicos em Software dedicado.
Deste modo conseguimos estudar, planear e apresentar aos pacientes o seu tratamento.
Para nós, permite-nos aumentar a previsibilidade dos tratamentos e antever necessidade de regenerações e precavermos percalços cirúrgicos desnecessários.
É, neste momento, uma ferramenta essencial para todos os casos de implantes.
Estando a clinica intimamente ligada ao grupo Straumann, também o software utilizado é da Straumann ( Co-Diagnostix). Para nós o melhor software de planeamento cirúrgico do mercado.
Com a impressão 3D podemos confecionar, rapidamente, na clinica modelos de trabalho, guias cirúrgicas e guias de colocação de implantes.
Com a impressora 3D fecha-se o ciclo do planeamento, otimizando, deste modo, o fluxo de trabalho aumentado a qualidade e rapidez do tratamento.
Criada em 1981 a Policlinica do Sátão mudou-se para novas instalações no ano de 2009, altura em que num espaço à parte na Policlinica se instalou a Medicina Dentária.
Fale connosco para marcar uma consulta.
Se preferir fale connosco pelo Whatsapp.