Facetas Dentárias

Facetas Dentárias

Facetas Dentárias

 

Facetas estéticas são restaurações parciais, confecionadas para recobrir a superfície do dente, bem como as suas lateralidades e o bordo incisal, sendo a sua utilização mais comum em dentes anteriores.
A colocação de facetas é, deste modo, um tratamento que consiste no recobrimento dos dentes com umas ‘capas’ , que poderão ser confecionadas a partir de diferentes materiais (cerâmica ou resina composta. Estas podem ter espessuras diferentes, desde as mais finas (lentes de contacto dentárias), às mais espessas que recubram grande parte do dente, desde uma pequena quantidade de resina composta colocada diretamente na superfície do dente até restaurações colocadas sobre os dentes previamente talhados.
Deste modo, as facetas permitem corrigir a forma, volume e cor do dente, sendo que este tratamento é indicado nas seguintes situações: alterações da cor e forma do dente; correção de imperfeições estéticas; alinhamento dentário; dentes escurecidos, excessivamente restaurados, preenchimento de espaços entre dentes, aumento de tamanho em dentes pequenos; farturas parciais e/ou desgaste dentário; recessão gengival e em casos de reabilitação oral extensa.
Para além da estética que proporciona ao sorriso, este tratamento apresenta ainda vantagens em termos de durabilidade e funcionalidade.