Periodontologia

Periodontologia

A Periodontologia é uma especialidade da Medicina Dentária que se ocupa da prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças que afetam o Periodonto – conjunto de tecidos que incluem a gengiva, o osso e o ligamento periodontal -, responsável por manter e fixar os dentes no osso maxilar.
As doenças periodontais são o resultado da acumulação de bactérias específicas nos tecidos da cavidade oral. O depósito de placa bacteriana e de tártaro no sulco existente entre a gengiva e os dentes provoca uma inflamação crónica que destrói os tecidos que suportam os dentes.

Qual a causa destas doenças gengivais?

A origem é bacteriana. Na boca há mais de 700 tipos diferentes de bactérias, sendo que algumas delas são potencialmente lesivas para a gengiva. Fatores genéticos, ausência de higiene oral, doenças sistémicas, entre outros , influenciam e potenciam o seu crescimento e aparecimento da doença periodontal. Estas dividem-se em dois grandes grupos: a gengivite e a periodontite.

O que é a gengivite?

A gengivite é uma reação inflamatória da gengiva que pode ser reevrtido com cuidados de higiene oral e visitas periódicas ao seu Médico Dentista / Higienista Oral. Esta é facilmente visível, resultando da acumulação de biofilme oral (detritos alimentares, placa bacteriana). Muito frequente, pode afetar qualquer indivíduo, em qualquer idade. Também existe uma forma de gengivite, que ocorre na fase de gravidez, que não está ligada diretamente com os cuidados de saúde oral mas sim com alterações hormonais. Quando a gengivite persiste e progride sem tratamento, esta poderá agravar e evoluir para periodontite.

O que é a periodontite?

Os sinais clínicos da periodontite caracterizam-  bse não só pela alteração de cor, textura e forma da gengiva, mas também por sangramento e retração gengival (gengivas mais retraídas) com exposição da raiz do dente. Numa fase mais avançada, os dentes podem adquirir mobilidade dentária e supuração (pús), correndo um sério risco de perder os dentes em questão. A doença periodontal é uma doença crónica, pelo que é essencial o seu controlo e um tratamento de manutenção periódico para a manter estável. Na consulta é feito um estudo periodontal, clínico e radiográfico, de forma a avaliar o paciente, realizar um diagnóstico e delinear um plano de tratamento.

Tratamento

Na periodontite o tratamento realiza-se em várias fases, passando pelo tratamento, correção e suporte. É fundamental numa primeira fase do tratamento controlar a doença periodontal e, caso necessário, numa segunda fase proceder à correção das suas sequelas, nomeadamente sequelas gengivais e ósseas ( ex. recessões gengivais) . As consultas de manutenção são fundamentais para que não haja recorrência da doença periodontal. Destartarização, raspagens e alisamentos radiculares e cirurgia plástica periodontal são alguns dos tratamentos utilizados, essenciais para o tratamento e manutenção da saúde gengival a longo prazo.